O Sol está em Libra

trabalho da artista Lygia Clark, “Diálogo: óculos”, 1968

 

O Sol está em Libra! É no signo da balança que o encontro acontece, a abertura para a relação. Libra é o signo das parcerias, alianças, encontros e diálogos.  Momento em que reconhecemos que existem diferentes pontos de vista e perspectivas. A balança nos ensina que o diálogo é pendular – é preciso dizer e também escutar. Com Libra nos apaixonamos pela possibilidade de conhecer algo além de nós mesmos, de enxergar o mundo e a nós de forma mais ampla, com outros olhos.

Signo do reconhecimento da alteridade, reconhecimento da diferença. As outras pessoas são outras pessoas – usam outros óculos para olhar o mundo. É preciso então um tanto de criação e tradução para que uma bela conversa se dê. As respostas não estão prontas, são construídas pelo diálogo, pela escuta. Verdades podem ter diferentes interpretações. Os absolutos estancam a conversa.

Em tempos de polarizações coléricas, levante fascista e ódio às diferenças, o signo de Libra pode nos relembrar da importância da gentileza, das escolhas éticas, da solidariedade, da necessidade de criação de redes, parcerias e alianças. Libra nos convida a olhar o mundo de forma mais complexa, 1+1=3, entre eu e você existe a relação que estabelecemos aqui. Nos convida a pensar em outras políticas – de amor e não aniquilamento da diferença. Pensar em formas mais belas de conviver neste mundo.

As questões, assuntos de Libra podem ser estratégicas para pensar este momento. Como conviver com as outras (pessoas)? Conviver com a diferença? Como criar uma coexistência sem anular a si e as outras? Como sustentar o diálogo, a abertura para a troca de ideias? Como se posicionar sem endurecer? Como criar políticas mais justas?

Tempos difíceis, é um fio de navalha. O equilíbrio só é possível no movimento, na recepção e na ação. Na escuta sensível das oscilações da balança, o equilibrista sustenta as mãos no ar.

.

Sol em Libra – 23 de setembro a 22 de outubro

ilustração de Leonilson